INFORMATIVO GERAL DE REGRAS 2024

Equipe Pedagógica:
Diretora: Maria Teresa Segantin Ludovice
Coordenação: Silvana Helena Martins Pugliesi

Regras Gerais do Fundamental II
A Escola é um espaço em que se exerce a cidadania. Por isso é importante que todos conheçam seus direitos e deveres a fim de que se garanta um ambiente sempre saudável e respeitoso.

COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

 As informações trocadas entre Família–Escola são fundamentais para o bem estar dos alunos e de uma sala de aula mais harmônica. 

Coordenação e Família devem dialogar sempre que houver: 

1. dúvidas referentes ao processo pedagógico;
2. quaisquer necessidades educacionais especiais;
3. necessidade de trocar Informações sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento: cognitivo, emocional, social, físico;
4. conteúdos relevantes à formação dos nossos adolescentes;
5. dicas, comentários, opiniões e pesquisas referentes aos aspectos pedagógicos.

Os comunicados entre Coordenação da Escola e Família serão feitos via WattsApp da Toulouse (16) 99108-7468 e/ou pelo Site da escola – Área do aluno. 

COMPROMISSOS COM HORÁRIOS

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA
Manhã: das 7h05 às 12h35
Retorno 9º anos: segundas-feiras, das 13h30 às 16h

ATRASOS
Os alunos que chegarem atrasados – independentemente do motivo – perderão a primeira aula e ficarão sob a responsabilidade dos inspetores de alunos.

OBS: O aluno que chegar atrasado à sala entre as trocas de aula ou após o intervalo, ou seja, após o professor, receberá, na 1ª ocorrência, uma advertência oral e, na 2ª, uma advertência por escrito. Em ambos os casos só retornará à sala após a troca de professor. Somente será permitida a entrada do estudante após as 09h40, com a apresentação de um atestado médico que justifiquem o atraso. 

FALTAS
De acordo com o Regimento Escolar e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (MEC), os alunos devem frequentar, no mínimo, 75% dos dias letivos para obter sua aprovação.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

6º e 7º anos
01 prova principal com valor 5,0. 

Postura de estudante (tarefas de casa, organização de cadernos, comportamento em sala de aula, organização de material) com valor 1,0 

Outras atividades avaliativas, a critério do professor com valor 4,0, não podendo ser mais que 2,0 cada atividade avaliativa. 

Totalizando 10,0 no final do trimestre. 

SFB Saeb Língua Portuguesa e Matemática: 1º e 2º semestres – De acordo com a quantidade de acertos podem valer até 0,50 extra. (De acordo com os combinados dos professores). 

8º anos
01 prova principal com valor 5,0. 

Postura de estudante (tarefas de casa, organização de cadernos, comportamento em sala de aula, organização de material) com valor 1,0 

Outras atividades, a critério do professor com valor 3,0, não podendo ser mais que 2,0 cada atividade avaliativa. 

Simulado Toulouse com valor 1,0 

Totalizando 10,0 no final do trimestre. 

SFB Saeb Língua Portuguesa e Matemática: 1º e 2º semestres – De acordo com a quantidade de acertos podem valer até 0,50 extra de acordo com combinados com os professores. 

9º anos
01 prova principal com valor 5,0. 

Postura de estudante (tarefas de casa, organização de cadernos, comportamento em sala de aula, organização de material) com valor 1,0 

Outras atividades, a critério do professor com valor 3,0, não podendo ser mais que 2,0 cada atividade avaliativa. 

Simulado Toulouse com valor 1,0 

Totalizando 10,0 no final do trimestre. 

Simulado Farias Brito Língua Portuguesa e Matemática on Line: 1º semestre – De acordo com a quantidade de acertos podem valer até 0,50 extra, a critério dos professores. 

Simulado Enem Farias Brito: 1º e 2º semestres on line – De acordo com a quantidade de acertos podem valer até 0,50 extra, a critério dos professores.

CORREÇÃO E DEVOLUÇÃO DAS AVALIAÇÕES
6º ao 8º anos: os professores entregam aos alunos as avaliações corrigidas, para a assinatura pelos responsáveis, que deverão ser devolvidas no prazo estipulado pelo professor. Ao final do trimestre as atividades com notas acima da média serão devolvidas aos respectivos alunos e as demais serão retidas na escola.

9º ano: os professores entregam aos alunos as avaliações corrigidas para vista e correções, no mesmo dia serão recolhidas. Ao final do trimestre as atividades com notas acima da média serão devolvidas aos respectivos alunos e as demais serão retidas na escola. 

PROVAS DE 2º CHAMADA
Os alunos que perderem prova marcada no calendário trimestral poderão realizá-la em outra data e horário previamente estipulados no calendário de provas. Para tanto, é necessário que a família ou o aluno procure, até três dias após a data da prova, a coordenação. Com a apresentação de um atestado médico, a 2ª chamada será gratuita. Por qualquer outro motivo, será necessário efetuar o pagamento da taxa de R$ 50,00. Caso o requerimento não seja feito dentro do prazo estipulado, o aluno perderá a oportunidade de realizar a 2ª chamada.

Os simulados dos 8º e 9º anos não possuem 2ª chamada. 

No caso de falta no dia de Atividades Avaliativas marcadas com antecedência pelo professor, o aluno deverá procurar o professor na 1ª aula subsequente para efetuar a mesma. Não haverá custo. 

NÃO ENTREGA DE ATIVIDADES E TRABALHOS
Caso o aluno não entregue alguma atividade ou algum trabalho na data prevista, poderá fazê-lo imediatamente na aula seguinte do professor, porém, a nota do trabalho será reduzida a 50% do valor inicial. Se não apresentada ao professor até esta data, a atividade ou o trabalho não será mais aceita(o).

Obs.: em casos de doenças, com a apresentação devida de atestado médico, o trabalho poderá ser entregue via coordenação.

SAÍDA DE ESTUDANTES DESACOMPANHADOS

AUTORIZAÇÕES
Para garantir a segurança de nossos alunos, pedimos às famílias que fiquem atentas às seguintes orientações:

AUTORIZAÇÃO PERMANENTE:
Para alunos que diariamente sairão sozinhos após o encerramento das atividades do dia, há, na recepção, um impresso próprio para ser preenchido e assinado pelos pais. Deve ser preenchido anualmente. Esta autorização regulariza a saída do estudante apenas ao final do período de aulas. Caso o estudante precise sair mais cedo, a família precisa comunicar a escola por escrito.

USO DO UNIFORME

O uniforme exigido aos alunos se restringirá ao uso da camiseta, por proporcionar melhor organização do ambiente escolar e praticidade para as famílias. Não será permitida a entrada ou permanência do estudante sem o uniforme da escola. 

Atenção: 

● Não são permitidos: camisetas curtas (barriga de fora), shorts , calças com o cós baixo ou “caindo”, minissaias e calças rasgadas/desfiadas. Não se permite também a customização dos uniformes (cortar a camiseta, por exemplo).
Obs: As calças rasgadas serão permitidas se houver um tecido abaixo do rasgado.
● Nas aulas de Educação Física, o uso do tênis é obrigatório e não é permitido o uso de calças jeans (o não cumprimento dessas regras impedirá o aluno de participar da aula). Recomendamos ainda não usar correntes, anéis, ou qualquer objeto que possa atrapalhar as atividades.
● O uso das camisetas produzidas para os eventos escolares, contendo o logo da escola, será permitido como uniforme.
● Em passeios, estudos do meio e viagens, o uso do uniforme também é obrigatório.

EDUCAÇÃO FÍSICA
As aulas de educação física ocorrem no contra turno das aulas, ou seja, no período da tarde. As meninas fazem suas aulas na 3ª feira; os meninos, na 6ª feira, de acordo com o horário da turma. A frequência nas aulas é obrigatória. A dispensa só será concedida a estudantes com problemas físicos, mediante apresentação de atestados médicos ou a atletas com treinamento de alto rendimento envolvidos em competições. Aulas em academia, danças e outras práticas esportivas comuns, bem como choque de horário com cursos extras – como idiomas – não dispensam a educação física. Em caso de faltas, o aluno fará um trabalho e, com base neste, uma prova para compensar suas ausências.

BIBLIOTECA
Horário de funcionamento:
Manhã: 7h35 às 10h55.
Tarde: 14h20 às 16h55. 

A biblioteca é de uso de todos os alunos, funcionários e familiares. Para a retirada de livros, todos deverão fazer o seu cadastro. Os livros deverão ser entregues no prazo estipulado pela bibliotecária. Os livros entregues com atraso terão uma multa de R$ 2,00 por dia. O valor arrecadado com essa multa será revertido em livros para o nosso acervo. Livros danificados ou perdidos deverão ser repostos pelo usuário.

ESTACIONAMENTO
Como seu uso é coletivo, torna-se importante que todos os motoristas respeitem a sinalização e a velocidade indicada. Por respeito aos demais, nos horários de entrada e saída, não é permitido permanecer estacionado no local por tempo maior que o necessário para a chegada ou saída do estudante. Esse espaço será controlado por inspetores e seguranças do Colégio.

DISCIPLINA
A disciplina tem um caráter formativo, fundamental a um ambiente organizado onde todos são responsáveis pela qualidade das relações entre si e com o ambiente. A equipe escolar sempre estará por perto orientando os alunos para que evitem entrar em situações que comprometam o aprendizado no ambiente coletivo ou sua segurança e a de seus colegas. A ideia não é punir, mas ajudá-los a fazer as melhores escolhas. No entanto, em casos que exijam alguma intervenção da coordenação ou da direção, segue-se a seguinte regra: 

1ª ocorrência – advertência oral;
2ª ocorrência – advertência escrita;
3ª ocorrência – advertência escrita;
4ª ocorrência – suspensão das aulas do dia e do dia seguinte.

Obs.: Neste caso, o aluno perderá qualquer prova ou atividade previamente agendada, sem direito à segunda chamada, ficando com a nota zero. Caso haja alguma viagem agendada com a escola, perderá a viagem. Casos de violência física, moral, emocional ou verbal, a suspensão poderá ser aplicada diretamente, visto ser inaceitável tal postura dentro do ambiente escolar. 

MEDICAMENTOS
A escola não pode fornecer nenhum medicamento ao estudante. Se o aluno precisar tomar algum tipo de medicamento no período de aulas, deverá trazer o medicamento e uma autorização por escrito com as seguintes indicações:

● Horário em que o remédio deverá ser ministrado;
● Dose (medida) a ser ministrada.

Obs.: Solicitamos não enviar o aluno doente ou com febre à Escola. Se a febre se manifestar no período de aulas, o responsável é avisado e deverá buscar o estudante. 

ACHADOS E PERDIDOS
Objetos perdidos dentro do ambiente escolar devem ser procurados, primeiramente, dentro da própria sala de aula. Não os encontrando, deve-se procurar um dos inspetores. Normalmente os objetos não-identificados e não-procurados após o período de três meses, são encaminhados a instituições de caridade.

OBJETOS DE VALOR
Orientamos para que não sejam enviados à Escola objetos de valor e equipamentos sofisticados. A escola não se responsabiliza pela perda dos objetos e pelos danos sofridos.

USO DE CELULAR
O uso de eletrônicos, inclusive o celular, não está liberado no Fundamental II. Haverá alguns momentos específicos em que os professores solicitarão o uso do equipamento com fins pedagógicos.

SANÇÕES: 
Caso os aparelhos, nas aulas ou nos intervalos, indevidamente, sejam utilizados, o equipamento será recolhido e devolvido apenas para os familiares. Na segunda e na terceira ocorrências, o aluno receberá uma advertência escrita. Na quarta, ocorrerá a suspensão.

Obs.: O telefone da escola 3712-8400 está à disposição dos pais para recados aos filhos e também à disposição dos filhos para ligações as suas famílias. 

REUNIÃO DE PAIS  E FAMILIARES
As reuniões de pais são realizadas trimestralmente e o comunicado da data seguirá com antecedência.

REUNIÃO ESCOLA/FAMÍLIA (INDIVIDUAIS)
Além das reuniões gerais convocadas pela Escola, os familiares poderão agendá-las conforme a necessidade, durante o período de aula. Essas reuniões poderão ser solicitadas com a coordenação por telefone e watts app (da escola). 

PLANTÕES DE DÚVIDAS
Os plantões de dúvidas beneficiam os alunos com um atendimento em um grupo menor, no qual é possível tirar dúvidas com mais calma. Ocorrem às quartas-feiras, entre 13h40 e 16h10.

RECUPERAÇÕES E MÉDIAS TRIMESTRAIS
A nota mínima (média) para aprovação do aluno ao término de cada trimestre e, ao final do ano é 6,0. Além das retomadas de conteúdo feitas ao longo do trimestre pelos professores, há também a recuperação trimestral para os alunos que não atingirem a média. Ela é realizada logo após o término dos trimestres. O estudante do que não atingir a média 6,0 durante o trimestre regular, receberá de seu professor uma lista de exercícios com valor 1,0 e orientações de estudos. Juntamente, terá um prazo para se preparar e tirar suas dúvidas. Ao final, fará uma prova, com valor 9,0. O resultado obtido no processo de recuperação, se maior que a média anterior, é somado à média trimestral original e dividido por 2. Exemplo: Média trimestral: 5,0 (Fará recuperação, visto que está abaixo de 6,0) Prova de recuperação + trabalho: 7,0 – Média Final do Trimestre: 5,0 + 7,0 = 12 ———– 12/2 = 6,0

RETENÇÃO DO ESTUDANTE
O estudante do Fundamental II que obtiver média 6,0 ao final dos três trimestres, com ou sem processos de recuperação, será automaticamente aprovado. O estudante que, ao final dos três trimestres, mesmo após as recuperações, não obtiver a média 6,0 em algum componente curricular, fará a recuperação final, durante o mês de dezembro. Se, após a recuperação final, o estudante ainda não conseguir a média 6,0:

a) Em apenas um componente curricular: será levado a Conselho e este decidirá por sua aprovação ou reprovação;
b) Em dois componentes curriculares: será levado a Conselho e este decidirá por sua aprovação ou reprovação;
c) Em três ou mais componentes curriculares: será automaticamente reprovado.

Atenciosamente,
Silvana Helena Martins Pugliesi
Coordenadora do Ensino Fundamental II

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