A metodologia utilizada pela Escola Toulouse-Lautrec intensifica a busca pelo conhecimento. Professores e alunos, em acordo com as necessidades e exigências de suas respectivas funções, atuam para que nesta ação de ensinar e aprender prevaleça o desenvolvimento do raciocínio, do senso crítico e da autonomia, provocando a participação efetiva de todos na sociedade em que vivem, seja cultural, política, social e tecnologicamente.
Portanto, as diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Artes, dentre outras, são abordadas em todos os ciclos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, de maneira que as signifiquem no cotidiano e, não, como um conteúdo mecânico.
Os professores são os regentes da aula – trazem os conteúdos, propõem exercícios, reflexões e construções – sem tirar o protagonismo do processo de aprendizagem (do aluno) e a garantia de que ela ocorra a partir de reflexões e construções pessoais.
Ou seja, nossa metodologia prima por um ensino estabelecido através do raciocínio e do pensamento crítico e, não, apenas através da reprodução de técnicas ou falas dos professores e autores: socialização, construção da identidade e autonomia fazem parte efetiva do ensino, assim como atividades lúdicas e viagens para estudos do meio.
Formação dos Professores – Hoje têm sido impostas novas e complexas demandas, que vão desde o repensar a função social da Escola até a construção de um atualizado projeto político-pedagógico, que explicite concepções e práticas docentes, curriculares e administrativas ressignificadas, a partir de uma análise crítica da realidade.
Dessa forma, o professor, para bem cumprir sua função de ensinar, deve estar sempre atualizado(o que significa estudar muito) com as didáticas específicas – compostas dos saberes sobre os conteúdos, da forma de ensinar cada um deles e da maneira como os alunos aprendem.
Trabalhando nesse sentido buscamos uma maior competência profissional para a realização de uma educação escolar de qualidade, que considera os efeitos das contínuas e rápidas transformações da sociedade contemporânea no contexto escolar.
Grupos de Estudos são formados continuamente, assim como a necessidade de também manter-se atualizado através de cursos e supervisões, o que é fundamental para um ensino competente e que não se propõe a ensinar o aluno a apenas tirar boas notas para passar de um ano a outro, afinal, o conteúdo disciplinar é visto como um caminho para se entender e atuar no mundo e não como uma ciência a ser estudada apenas para ser reproduzida em provas ou avaliações.
Materiais Pedagógicos – Os livros e materiais didáticos – textos científicos, notícias atuais de jornais ou revistas cientificas e literárias e leituras complementares ao tema estudado provém do estudo e experiência de cada professor em contato direto com a coordenação e direção pedagógica. Essa é a principal razão de a equipe de educadores da Escola montar, ano a ano, o seu próprio material, fazendo uso de filmes, documentários, obras de arte e livros como apoio ao ensino. Portanto, um material atualizado, de acordo com o meio ambiente em que ele vive, que é dinâmico e exige a formação do ser humano como um todo.
Rotina Escolar – Um aspecto importante a ser seguido tanto pelos alunos como pelos seus familiares e professores, pois envolve diretamente o compromisso para com os estudos, desde os pequenos aos alunos mais velhos, visando à boa postura de estudante.