ACORDOS DIDÁTICOS

Trata-se de um documento no qual ficam registradas todas as regras de conduta firmadas entre coordenação, professores, alunos e familiares, a fim de manter o bom andamento do curso, bem como o ambiente pedagógico.

– Comunicação entre Escola e Família: acontecerá SEMPRE entre familiares, coordenação e professores quando necessário.

– Quando o aluno for convocado para Aulas de Apoio, ele será avisado, com antecedência de até 2 dias, através de bilhete com ciência dos familiares.

– A correção ortográfica acontece em todas as disciplinas, seja nas atividades avaliativas, trabalhos, lições de casa e outras. O desconto na nota da avaliação não ultrapassará 0.5 ponto, com exceção das áreas de Língua Portuguesa e Literatura.

– Tabela de tarefa: no 6° e 7° anos, todas as áreas de estudo terão tabelas no final do caderno, oferecendo parâmetro aos familiares sobre a realização das mesmas.

– A cada 3 lições de casa que o aluno não realizou, de cada disciplina, os familiares serão comunicados pela agenda ou internet.

– Apenas no 1° trimestre do 6° ano, em função da adaptação cognitiva e social, as avaliações acontecerão de maneira específica com relação às provas pontuais, assim, cada professor definirá além de 1 prova pontual, as demais atividades avaliativas.

– Avaliação Trimestral: consta de 2 provas pontuais valendo 10.0 e mais 10,0 pontos que ficarão a critério do professor, envolvendo tudo que foi desenvolvido no trimestre. Portanto, cada aluno terá pelo menos 3 notas e, dessas, resultará a média do trimestre.

– Os trabalhos não poderão ser impressos na Escola no dia da entrega.

– Todos os trabalhos pedidos serão manuscritos, a não ser que necessitem de digitação a pedido do professor.

– Todos os trabalhos realizados em casa serão individuais. Somente no 8° e 9° anos, mediante autorização da coordenação, poderão ser realizados em dupla ou trio.

– Para qualquer esquecimento, o aluno poderá utilizar o telefone público que fica dentro da Escola, no entanto, APENAS no horário do recreio.

– No final do ano, realizamos a Bibliotroca — troca e venda de livros —, por isso, devemos orientar os alunos quanto à conservação dos mesmos.

– Recuperação: em cada trimestre acontece a recuperação trimestral. Inicialmente é entregue aos familiares e alunos um relatório individual (apenas para aqueles que tirarem abaixo de 5.0) sobre o desempenho do mesmo, no trimestre, e um trabalho envolvendo o conteúdo a ser retomado. Haverá também o plantão de dúvidas, antes da entrega do trabalho para o professor. Caso o trabalho não tenha sido feito, torna-se inviável a participação no plantão. Após a correção e devolução dos trabalhos aos alunos, as provas serão aplicadas no período da manhã. A orientação para recuperação não há uma nota específica, trata-se de um instrumento importante que norteia o estudo do aluno para a recuperação e, sem dúvida, é valorizado pelo professor.

– No início do ano, é elaborado o mapa de sala que é seguido e conferido por todos os professores em todas as aulas, e as mudanças acontecerão de acordo com as necessidades individuais e coletivas.

– Diariamente os alunos têm lição de casa das aulas dadas. Dentre os objetivos, queremos formar o hábito de estudo diário, por isso, o acompanhamento pelos familiares é fundamental.

– Ocorrências individuais serão registradas pelos próprios professores no Sistema da Escola diariamente. O acompanhamento diário do Sistema é de inteira responsabilidade dos familiares.

– Vistaremos o caderno — principalmente 6º e 7º anos — conferindo os roteiros de aula, caligrafia, correções de tarefa e outros.

– Formularemos, quando necessário, roteiros que auxiliem o estudo, principalmente no 6º ano, norteando os caminhos para o aluno e para quem o estiver acompanhando.

– Lição dada — lição corrigida — ensinaremos a formular respostas coerentes, criativas e completas.

– Ensinaremos o aluno a estudar utilizando estratégias individuais e coletivas, assim como grifar e ou sinalizar de alguma maneira o que é mais relevante para o estudo, principalmente nas áreas de humanas, de acordo com a quantidade e complexidade do conteúdo.

– Em relação às provas, temos: – Na hora da prova, permanecerão na mesa apenas caneta, lápis, borracha e corretivo, o restante do material ficará dentro da mochila e na frente da lousa, inclusive o celular. Nesse dia, o professor não tirará dúvidas sobre a matéria e o aluno somente sairá da sala nos 20 minutos finais. – Cola: o aluno que for pego colando ou se comunicando durante as avaliações terá a prova zerada.

– Utilizaremos a informática como instrumento de apoio para o estudo, ensinando os alunos a construírem noções básicas do que pedimos e utilizamos em nossas aulas.

– Banheiros: maior flexibilidade na 2ª e 4ª aulas.

– O uso do celular é expressamente proibido na sala de aula, no banheiro e no pátio da Escola.

– Inscrição da Escola em Olimpíadas de Matemática, Física e OBMEP.

– Para a realização dos projetos de sala, buscaremos a parceria também dos familiares como patrocinadores de nossas ideias.

– Pelo site da Escola, os familiares serão informados de toda a vida escolar de seu filho, por isso, o acesso semanal é de fundamental importância.

Calendário Escolar

Nenhum arquivo disponível para download!

Downloads

Calendário de Provas - 6º ano
Calendário de Provas - 7º ano
Calendário de Provas - 8º ano
Calendário de Provas - 9º ano
HORÁRIO AULAS 2018
HORÁRIO RETORNOS 2018
HORÁRIOS REUNIÕES 2018
Lista de Materiais 6º ano - 2018
Lista de Materiais 7º ano - 2018
Lista de Materiais 8º ano - 2018
Lista de Materiais 9º ano - 2018

Artigos e Notícias