INFORMATIVO GERAL DE REGRAS

Coordenadora: Lygia Ferreira

Segue abaixo as regras gerais da Escola para o Ensino Fundamental 1, necessárias à organização e ao bom funcionamento do cotidiano escolar.  Pedimos que leiam este documento atentamente e o arquivem para, quando necessitarem, consultá-lo.

COMUNICADOS VIA INTERNET

Os comunicados entre Escola e família serão feitos através da Internet- área dos pais, área do aluno, inclusive os boletins e relatórios trimestrais.

Acesse o site da Escola www.escolatoulouse.com.br, no menu na parte superior selecione Área do Aluno ou Área dos Pais dê um clique e você será direcionado.

Caso tenha alguma dúvida, entrar em contato com a Escola.

É importante que criem o hábito de verificarem com frequência o site, participando assim, de maneira efetiva, da vida escolar de seu filho.

Os familiares que não possuírem Internet deverão procurar a recepção da Escola, requisitando por escrito os comunicados impressos.

COMUNICADOS VIA VAI E VEM E AGENDA

No 1º ano a comunicação com as famílias poderá ser feita através da pasta vai e vem, que será encaminhada aos familiares quando necessário, devendo retornar à Escola no dia seguinte.

A agenda (2º ao 5º ano) também será usada como meio de comunicação entre as famílias e a Escola, com a função de ajudar os alunos a organizarem-se, aprendendo a registrar tarefas, trabalhos e a respeitar datas, por isso deve estar sempre dentro de suas mochilas e ser consultada diariamente pelos pais ou responsáveis.

COMPROMISSO COM OS HORÁRIOS

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA

FUNDAMENTAL I (1º ao 5º ano)

Manhã: 7h30 às 12h

Tarde: 13h15 às 17h45

ATRASOS

Na rotina da sala de aula, cada tarefa individual e coletiva tem um ritmo e um tempo certo para acontecer. Quando o aluno chega atrasado desorganiza-se em seu ritmo de trabalho. A turma perde a atenção naquilo que fazia, o professor precisa parar para recebê-lo e explicar em que ponto estava.

A disciplina ou organização escolar precisa ser aprendida e organizada desde os primeiros anos de escolaridade dos alunos. Sendo assim, cumprir as regras quanto aos horários torna-se essencial para a formação de uma boa conduta estudantil.

Os atrasos são anotados na área do aluno, comunicando aos pais os excessos e orientando maior comprometimento com os horários.

FALTAS

De acordo com o Regimento Escolar, os alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) devem frequentar obrigatoriamente, no mínimo, 75% dos dias letivos.

A assiduidade é indispensável para a aprendizagem.
Observações:

Quando o aluno ultrapassar o limite de faltas permitidas pela legislação vigente, deve fazer a compensação de ausências em um período contrário ao seu, antes do final do ano letivo.

Caso o aluno necessite se ausentar por período superior a três dias ou tenha alguma doença infecto-contagiosa, a Escola deve ser avisada com antecedência para tomar as providências necessárias.

ENTRADAS E SAÍDAS DE ALUNOS E ALUNAS – AUTORIZAÇÕES

Para garantir a segurança de nossos alunos pedimos às famílias que fiquem atentas às seguintes orientações:

AUTORIZAÇÃO ESPECÍFICA: deve ser feita por escrito ou por telefone, nos seguintes casos:

Retirada do aluno por pessoas não apresentadas à Escola.

Saída do aluno com pais, mães ou responsável de algum colega.

Saída de aluno, eventualmente, sozinho.

AUTORIZAÇÃO PERMANENTE: alunos que diariamente sairão sozinhos.

– há na recepção um impresso próprio para ser preenchido e assinado pelos pais.

Importante:

Os pais que quiserem poderão entrar todos os dias no início ou ao final do período para deixarem ou retirarem seus filhos na recepção de alunos, podendo acompanhá-los até a fila, evitando ir até a sala de aula.

Orientamos que as conversas mais longas com as professoras sejam feitas em reuniões previamente agendadas, evitando conversas de porta de sala, para mantermos a rotina e a pontualidade no início do trabalho com a classe.

Pedimos a colaboração dos familiares, para que evitem o acesso nas dependências da escola nos horários de aula, pedimos encarecidamente para que não fiquem nos corredores, portas e janelas para não atrapalhar o bom funcionamento da escola.

Informamos que a tolerância de permanência do aluno ou aluna na Escola após o término das aulas ou de outras atividades (Projeto Apoio, reavaliação) será de 15 minutos.

USO DO UNIFORME

Usar o uniforme escolar é uma maneira de fazer parte de uma comunidade; é uma referência da coletividade e principalmente auxilia a segurança nas saídas pedagógicas. O uso cotidiano do uniforme evita o desgaste de roupas e não permite que a escola se torne uma “passarela de moda”.

O uniforme exigido aos alunos se restringirá ao uso da camiseta, embora a direção da Escola prime pelo seu uso completo, por proporcionar melhor organização do ambiente escolar e praticidade para vocês, pais.

O uniforme é vendido na Rua Cavalheiro Petraglia 369 – Jardim California.

ATENÇÃO

1- NÃO são permitidos: camisetas curtas (barriga de fora), shorts curtos, calças com o cós baixo ou caindo (meninos) e minissaias. Não se permite também modificar o uniforme (cortar a camiseta, por exemplo).

2 – Nas aulas de Educação Física o uso do tênis é obrigatório e não é permitido o uso de calças jeans (o não cumprimento destas regras impedirá o aluno de participar da aula). Recomendamos ainda não usar correntes, anéis, ou qualquer objeto que possa atrapalhar as atividades de Educação Física.

3 – O uso das camisetas produzidas para os eventos será permitido como uniforme.

4 – Em passeios, estudos do meio e viagens, o uso do uniforme também é obrigatório.

5 – O uniforme deve ser identificado com caneta apropriada, diminuindo a possibilidade de extravios.

6 – O uniforme é de responsabilidade do aluno, portanto a Escola não se responsabiliza por perdas.

O NÃO uso do uniforme:

Os alunos que, por ventura, estiverem sem o uniforme deverão trazer uma justificativa dos familiares por escrito.

É de fundamental importância a cooperação dos familiares para que os alunos venham trajados dentro das normas estipuladas acima.

SALA DE LEITURA

Horário de funcionamento: 7h10 às 12h30 – 13h30 às 17h.

Uso da Sala de leitura:

A biblioteca é de uso de todos os alunos, funcionários e familiares. Para a retirada de livros, todos deverão fazer o seu cadastro.

Os livros deverão ser entregues no prazo estipulado. Os livros entregues fora do prazo terão uma multa de R$ 1,50 por dia de atraso (essa multa será revertida em livros para o nosso acervo). Livros danificados ou perdidos deverão ser repostos pelo aluno-leitor.

FOTOCÓPIAS E IMPRESSÕES

Em caso de perda de comunicados, apostilas ou atividades já entregues pela Escola, havendo a necessidade de uma segunda via, o aluno deverá arcar com os custos.

ESTACIONAMENTO

Como seu uso é coletivo, torna-se importante que todos os motoristas respeitem a sinalização. Em dias de chuva a atenção deverá ser redobrada.

DISCIPLINA

A disciplina tem um carater formativo, criando um ambiente organizado onde todos são responsáveis pela qualidade das relações entre si e com o ambiente.

A equipe escolar sempre estará por perto orientando os alunos para que evitem entrar em situações que comprometam o aprendizado no ambiente coletivo ou sua segurança e a de seus colegas.

A ideia não é punir, mas ajudá-los a fazer as melhores escolhas.

Quando o aluno transgride uma regra ou acordo estabelecido coletivamente, pode ser submetido a algumas sanções de acordo com a gravidade da falta ou do desrespeito.

As transgressões podem ser consideradas leves, graves ou muito graves dependendo de sua regularidade e intensidade e podem ser categorizadas em:

Desrespeito aos colegas (agressões verbais ou físicas);

Atitudes inadequadas que prejudiquem o trabalho coletivo;

Desrespeito à equipe escolar;

Desrespeito aos espaços e materiais coletivos;

Desrespeito aos contratos coletivos.

As sanções aplicadas dependem sempre do grau da falta cometida. O aluno sempre terá sinalizações que podem servir como alerta diante de algumas dificuldades em relação às regras de convivência coletiva na Escola e a postura de estudante necessária para aprender.
As sanções criadas pela Escola são dispositivos que demarcam concretamente para os alunos a atitude inadequada cometida.

Em caso de comportamento inadequado, todos os alertas aos alunos serão feitos através de orientações dos professores, coordenação e equipe escolar. O aluno será orientado em um primeiro momento oralmente a não repetir o erro. Caso haja reincidência, o aluno será advertido por escrito e os responsáveis serão comunicados e deverão dar ciência (assinar) em uma notificação por escrito, enviada através do aluno, que deverá ser devolvida à Escola no dia seguinte ao ocorrido.

CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR

Os banheiros, salas de aula, corredores, mesas da biblioteca, recepção de alunos, pátios e móveis em geral, são de uso comunitário. Todos são responsáveis pela sua conservação e serão responsabilizados pelos danos ocorridos.

Nos casos de danos materiais causados pelo aluno no ambiente escolar, os responsáveis serão informados sobre os valores de ressarcimento.

DIREITOS E DEVERES DO ALUNO

A Escola é um espaço em que se exerce a cidadania e, por isso é importante que todos conheçam os seus direitos e deveres fundamentais enquanto pessoas a fim de que possamos criar entre nós um ambiente saudável e de respeito mútuo. Só assim construiremos, de fato, a verdadeira comunidade.

MEDICAMENTOS

Se o aluno precisar tomar algum tipo de medicamento no período de aula, deverá trazer a receita médica, sem a qual não poderemos ministrar a medicação. Para os casos de homeopatia poderá ser apenas uma autorização por escrito. Em ambos os casos pedimos que enviem a medicação com as seguintes indicações:

Horário em que o remédio deverá ser ministrado;

Dose (medida) a ser ministrada.

ATENÇÃO! Anotar o nome e ano que a criança cursa na caixa do remédio. Sem a receita e a autorização por escrito para o caso homeopatia, o remédio não será ministrado.

Solicitamos não enviar o aluno doente ou com febre à Escola. Se a febre se manifestar no período de aulas, o responsável será avisado e deverá buscá-lo.

ACIDENTES: Em caso de acidentes ocorridos nas dependências da Escola, os familiares serão avisados imediatamente após a ocorrência.

ANIVERSÁRIOS

Comemorar o aniversário com os amigos na Escola é muito prazeroso. No Fundamental I, essa comemoração é feita antes do recreio.

Orientamos as famílias para que enviem somente bolo, refrigerante ou suco, sem convites. Basta agendar a data desejada na recepção da Escola e informar a professora, pois os amigos trarão seus lanches individuais normalmente e compartilharão o bolo com o aniversariante.

Lembramos para que não se esqueçam do envio de guardanapos, pratinhos, garfinhos, vela e copos descartáveis. A sacolinha surpresa será opcional.

Por ser uma comemoração no espaço escolar, pais, avós, tios ou primos não participarão. Somente irmãos que estudam no mesmo período poderão participar.

Os familiares poderão, se desejar, orientar os professores quanto ao uso da máquina fotográfica.
Com isso, garantimos o importante momento de confraternização, o bom aproveitamento do tempo didático e as brincadeiras no pátio, ainda muito importantes para as crianças.

Consideramos também uma oportunidade para desestimular o consumismo.

É importante lembrar que, caso a família comemore em outro local, os convites serão entregues na escola, desde que para a turma toda. Lembramos ainda que se o aniversariante desejar comemorar seu aniversário saindo da Escola após o horário de aula, com a turma toda, utilizando transporte coletivo, cada pai deverá pegar seu filho e encaminhar ao responsável pelo transporte, pois a Escola não libera a criança para aniversários sem a presença dos pais.

BRINQUEDOS

Os alunos do 1º ao 5º ano podem trazer brinquedos somente às sextas-feiras.

Evitar trazer jogos com muitas peças, brinquedos caros, delicados ou com peças pequenas.

Orientamos as crianças que não tragam brinquedos que ofereçam riscos: espadas, arco e flecha, armas, etc. Uma boa opção são aqueles que permitem brincadeiras coletivas.

Não é permitido trazer patins, bicicletas, skate, patinete, velotrol e carros motorizados.

Os brinquedos devem vir identificados com o nome e a classe do aluno. A escola não se responsabilizará pela quebra ou extravio dos mesmos.

ACHADOS E PERDIDOS

Temos um setor responsável por armazenar os objetos sem identificação esquecidos pelos alunos e alunas.

Normalmente os objetos não identificados, após o período de três meses, são encaminhados a instituições de caridade.

Em caso de perda, os familiares, responsáveis ou o próprio aluno ou aluna devem entrar em contato com a coordenação, professora da classe ou monitores.

OBJETOS DE VALOR

Orientamos para que não sejam enviados à Escola objetos de valor (inclusive brinquedos) e equipamentos sofisticados.

USO DO CELULAR E TELEFONE PÚBLICO

O telefone público (do interior da Escola) somente será utilizado com autorização, para qualquer emergência procurar a recepção para ser encaminhado.

Os eletrônicos, inclusive o celular, estarão liberados nos horários de entrada e saída.

SERÃO PROIBIDOS:

Durante o recreio, pois a prioridade continua sendo a interação entre os alunos. Apenas na sexta-feira, dia de jogos e brinquedos, os jogos eletrônicos serão permitidos, celular não.

Durante as aulas – Nesses momentos, os celulares ou qualquer eletrônico estarão desligados e guardados nas mochilas.

SANÇÕES

Caso os aparelhos, no recreio e aulas, estejam nos bolsos ou com o aluno, eles serão recolhidos e devolvidos apenas para os familiares.

Após duas reincidências, o aluno levará uma advertência por escrito.

RESPONSABILIDADE

A Escola não se responsabilizará por danos aos aparelhos ou por seu extravio.

ATIVIDADE EXTRA

Passeios, excursões, estudos do meio, acampamentos, têm a finalidade de complementar os conteúdos desenvolvidos conforme planejamento curricular de classe. Nessas atividades os alunos estarão sempre acompanhados por uma equipe da Escola e deverão manter a mesma disciplina. Familiares e alunos serão informados da programação com a devida antecedência. Solicitamos uma especial atenção dos familiares ou responsáveis quanto ao dia agendado, horário, data de acertos e à assinatura da autorização de saída.

REUNIÃO DE FAMILIARES

As reuniões de familiares são realizadas trimestralmente e o comunicado da data seguirá com antecedência para que se programem.

ENTREVISTAS

Além das reuniões gerais convocadas pela própria Escola, os familiares poderão agendá-las conforme a necessidade, durante o período de aula, no horário de aulas extras. Essas reuniões poderão ser solicitadas juntamente com a professora ou coordenação.
Os familiares ou responsáveis poderão ser atendidos pela Coordenação ou Direção em horários previamente agendados.

Esse atendimento poderá ser solicitado por telefone ou via agenda.

Sempre que necessário, a equipe escolar solicita uma entrevista com a família.

PROJETO APOIO

É no dia a dia da sala de aula que devemos resolver nossos problemas de aprendizagem: perguntar, tirar dúvidas. No entanto, nem sempre o tempo é suficiente para que se dê conta de sanar todos os aspectos que envolvem a aprendizagem.

Foi pensando nisso que implantamos o Projeto Apoio, um espaço onde os alunos poderão se beneficiar com um trabalho em um grupo menor, no qual é possível tirar dúvidas com mais calma.
Os alunos serão encaminhados pela professora e coordenação ao Projeto Apoio, o qual acontecerá em horário contrário àquele em que a criança estuda.

ATENÇÃO

As aulas de apoio não acarretarão custos extras às famílias;

Caberá às famílias organizar seus filhos para que estejam na Escola no dia e na hora marcados, atentando-se para os horários de entrada e saída. Caso ocorra algum imprevisto para a chegada, saída ou falta do aluno, a Escola deverá ser comunicada.

A Escola entende que os alunos que não se fizerem presentes quando solicitados, as famílias se responsabilizarão pelo apoio pedagógico ao mesmo.

RELATÓRIOS

Os alunos que tenham relatórios de profissionais especializados como médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros, devem trazer uma cópia atualizada para a coordenação, para ser arquivado no prontuário do aluno.

O 1º ano e o Exame de acuidade visual

A visão, essencial para o aprendizado, é responsável pela maior parte da informação sensorial que recebemos do meio externo. A integridade desse meio de percepção é indispensável para o ensino da criança. Assim, é fundamental, que atendam a solicitação da Escola para a realização do exame de acuidade visual das crianças ao ingressarem no 1º ano do Ensino Fundamental.

PARA (NÃO) CONCLUIR

Não vamos concluir este texto, pois o final nós escrevemos juntos todos os dias, acreditando que a melhor coisa do mundo é viver da melhor forma a melhor fase da vida.

Atenciosamente,

Lygia Ferreira

Calendário Escolar

Nenhum arquivo disponível para download!

Downloads

Lista de Materiais 1º ano - 2018
Lista de Materiais 2º ano - 2018
Lista de Materiais 3º ano - 2018
Lista de Materiais 4º ano - 2018
Lista de Materiais 5º ano - 2018

Artigos e Notícias