INFORMATIVO GERAL DE REGRAS

Coordenadora: Renata Duarte da Cunha Barci

Segue abaixo as regras gerais da Escola, necessárias à organização e ao bom funcionamento do cotidiano escolar. Pedimos que leiam este documento atentamente e o arquivem para, quando necessitarem, consultá-lo.

Comunicados

Os comunicados entre Escola e família serão feitos através de nosso facebook https://www.facebook.com/EscolaToulouseLautrec/?ref=ts&fref=ts e pelo portal que vocês cadastraram ao realizar a matrícula.

Vejam os passos de como entrar no portal na área dos pais:

1. Entrar no site da Escola e clicar para abrir a página: http://www.escolatoulouse.com.br;

2. Clicar na área dos pais, canto direito superior, para visualizar o espaço do CPF dos pais e senha (3 primeiros dígitos do CPF);

3. Aparecerá o nome do aluno e a nomenclatura do ciclo que frequenta, onde deverá clicar;

4. Aparecerá uma lista indicando os itens disponíveis.

Caso tenha alguma dúvida, entrar em contato com o setor de secretaria da Escola.

Compromisso com os horários

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA

* Manhã: 7h30 às 11h45

* Tarde: 13h15 às 17h30

ATRASOS

Em todos os grupos há tolerância de 15 min, depois do horário estabelecido para ser considerado atraso na entrada e na saída.

Na rotina da sala de aula dos grupos cada tarefa individual e coletiva tem um ritmo e um tempo certo para acontecer. Estar presente, envolvido e participando das atividades que iniciam o dia na Escola (momento em que se fala da rotina do dia, quando é sorteado o ajudante ou quando se tem a oportunidade de falar de si mesmo, contar para o grupo o que fez no final de semana, trabalhando a oralidade, as noções de tempo e espaço, etc.) é importantíssimo para o desenvolvimento da socialização, perceberem-se dentro de um grupo que segue regras de convivência, principalmente, para o desenvolvimento de aspectos emocionais equilibrados e saudáveis. Quando o aluno chega atrasado, muitas vezes demora a interagir com o grupo, a turma perde a atenção naquilo que fazia, o professor precisa parar para recebê-lo e desvia a atenção das crianças e da atividade.

A disciplina ou organização escolar precisa ser aprendida e organizada desde os primeiros anos de escolaridade dos alunos. Sendo assim, cumprir as regras quanto aos horários torna-se essencial para a formação dos alunos.

Caso haja urgência e tenham que trazê-los mais tarde ou buscá-los mais cedo, como por exemplo, para irem ao médico, favor avisar previamente e pessoalmente a professora e/ou a recepção da Escola. E nos 30 minutos finais de aula, quando não houver a comunicação antecipada que justifique a saída, os adultos responsáveis deverão aguardar o horário estabelecido pela Escola.

Das 7h45 às 11h30 e das 13h30 às 17h o estacionamento fica fechado, salvo compromisso de alunos/familiares estipulados pela Escola.

Entradas e saídas de alunos(as) – Autorizações

Para garantir a segurança de nossos(as) alunos(as) pedimos às famílias que fiquem atentas às seguintes orientações:

AUTORIZAÇÃO ESPECÍFICA: deve ser feita por escrito ou por telefone, nos seguintes casos:

* Retirada do aluno por pessoas não apresentadas à Escola;

* Saída do aluno com pais, mães ou responsável de algum amigo.

Importante:

Os pais poderão entrar todos os dias no início ou ao final do período para deixarem ou retirarem seus filhos na sala de aula, desde que cheguem no horário estabelecido.

Orientamos que as conversas mais longas com as professoras sejam feitas em reuniões previamente agendadas, evitando conversas de porta de sala, para mantermos a rotina e a pontualidade no início do trabalho com a classe.

Informamos que a tolerância de permanência do aluno ou aluna na Escola após o término das aulas é de 15 minutos.

Solicitamos a colaboração dos pais, para que evitem o acesso nas dependências da Escola nos horários de aula. Pedimos encarecidamente para que não fiquem nos corredores, portas e janelas para não atrapalhar o bom funcionamento da Escola, pois o ensino fundamental tem aula até mais tarde.

Vai e Vem

Toda comunicação com as famílias será feita através da pasta Vai e Vem, que será encaminhada aos pais quando necessário, devendo retornar à Escola no dia seguinte.

Faltas

De acordo com o Regimento Escolar, os alunos da Educação Infantil devem frequentar obrigatoriamente, no mínimo, 60% dos dias letivos.

A assiduidade é indispensável para a aprendizagem. Caso o aluno necessite se ausentar por período superior a três dias ou tenha alguma doença infectocontagiosa, a Escola deve ser avisada com antecedência para tomar as providências necessárias.

Lanche

Solicitamos que o lanche seja equilibrado, saudável, porém sem radicalismos. Não serão permitidos: guloseimas, como balas, chicletes, pirulitos, refrigerante, bolacha recheada, nem frituras, pipocas e salgadinhos, tipo Fandangos, Cheetos… Sugerimos um lanche como frutas, sucos naturais, bolos simples sem cobertura e sem recheio, pão de batata, biscoito de polvilho, frutas secas…

O chocolate será permitido apenas para os Pré 1 e Pré 2 e com moderação às sextas-feiras. A pipoca é oferecida pela Escola em algumas atividades, mas apenas para Pré 1 e Pré 2, pois em crianças menores existe o risco de engasgar como recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

A cantina oferece alguns lanches apropriados, inclusive sucos naturais. Os familiares podem optar pela compra semanal ou mensal de fichas para adiantar a entrega do lanche para a criança.

Uso do Uniforme

Usar o uniforme escolar é uma maneira de fazer parte de uma comunidade; é uma referência da coletividade e principalmente auxilia a segurança nas saídas pedagógicas. O uso cotidiano do uniforme evita o desgaste de roupas e não permite que a escola se torne uma “passarela de moda”.

O uniforme exigido aos alunos se restringirá ao uso da camiseta, embora a direção da Escola prime pelo seu uso completo, por proporcionar melhor organização do ambiente escolar e praticidade para vocês, pais.

Ele é vendido na WR Papelaria – R. Cuba, 1397 – Jardim Consolação – telefone 3702.0007.

1. Pedimos que os estudantes venham com roupas e calçados que lhes deem mobilidade e firmeza, evitando mandar as meninas de sapatos com saltos ou saias.

2. Não se permite modificar o uniforme (cortar a camiseta, por exemplo).

3. O uniforme deve ser identificado com bordado ou caneta apropriada, diminuindo a possibilidade de extravios ou trocas.

4. Em teatros, estudos do meio e viagens, o uso do uniforme também é obrigatório.

5. Nas aulas de Educação Física para Pré 1 e Pré 2, o uso do tênis é obrigatório e não é permitido o uso de calças jeans. Recomendamos ainda não usar correntes, anéis, ou qualquer objeto que possa atrapalhar as atividades de Educação Física.

6. Nas aulas de Baby Yoga de Maternal 1 e Maternal 2 mandar as crianças com meias antiderrapantes nos dias frios.

Medicamentos

Caso a criança necessite de medicação no período escolar, os pais deverão entregar o medicamento para a professora acompanhado de receita médica com todos os dados necessários, da dosagem ao horário adequado de tomar, datada e assinada pelo responsável.

Solicitamos não enviar o aluno doente ou com febre à Escola. Se a febre se manifestar no período de aulas, o responsável é avisado e deverá vir buscá-lo.

Acidentes: Ferimentos leves são tratados na própria Escola e informados à família no final do dia. Em caso de outros acidentes ocorridos nas dependências da Escola, os familiares serão avisados imediatamente após a ocorrência.

CUIDADOS ESPECIAIS

No primeiro ano de vida escolar, a criança passa por diversas adaptações: espaço novo, rotina nova, adultos e muitas outras crianças. Entretanto, junto com todas essas novidades, vêm as doenças: resfriados, febres, laringites, estomatites…, que trazem muita preocupação e dor de cabeça aos familiares.

Na maioria dos casos, essas doenças se originam do contato com um ambiente novo (e seus constituintes) a que o organismo da criança não estava habituado, e são intensificadas pelo clima.

A criança que está resfriada, com febre, dor de garganta, conjuntivite etc., não está em condições de brincar e de participar das atividades propostas. Além disso, vindo à Escola, entrará em contato com novos “vírus” neste período em que seu organismo não está totalmente resistente e, o mais importante, transmitirá suas doenças para seus amigos de sala.

Dessa forma, pedimos a colaboração dos responsáveis para que deixem suas(seus) filhas(os) em casa nestas situações para garantirmos a boa saúde de todos.

Aniversários

Comemorar o aniversário com os amigos na Escola é muito prazeroso. Na Educação Infantil, essa comemoração é feita no horário do lanche, sendo no máximo dois aniversários por semana na mesma sala de aula.

Orientamos as famílias para que enviem somente bolo e suco, sem convites, nem chapeuzinhos e enfeites. Basta agendar o dia desejado na recepção da Escola e informar a professora, pois os amigos trarão seus lanches individuais normalmente e compartilharão o bolo com o aniversariante.

Com isso, garantimos o importante momento de confraternização, o bom aproveitamento do tempo didático e as brincadeiras no parque, importantes para as crianças. Consideramos também uma oportunidade para desestimular o consumismo.

A comemoração acontecerá apenas entre as crianças, professores da sala e apenas irmãos do aniversariante que estudam na Escola, no horário do lanche, desde que não atrapalhe suas aulas.

Quantidade – de acordo com o número de alunos. A média é a de 1 a 2 copos de suco por aluno e 1 ou 2 pedaços de bolo por criança, dependendo da faixa etária. Estipular a quantidade é apenas para evitar que haja excesso ou falta. Trazer guardanapos, toalha de mesa pequena, pratinhos, garfinhos, vela, espátula e copos descartáveis.

Sacolinha surpresa – opcional. Não enviar chicletes e nem balas duras. Sugestão: trocar a quantidade pela qualidade, como por exemplo: sulfite e giz de cera, ou livrinho, ou joguinho, enfim, objetos ou brinquedos que incentivem a criatividade das crianças.

É importante lembrar que, caso a família comemore em outro local, os convites serão entregues na Escola, desde que para a turma toda. Lembramos ainda que se o aniversariante desejar comemorar seu aniversário saindo da Escola após o horário de aula, com a turma toda, utilizando transporte coletivo, cada pai/ mãe deverá pegar seu filho e encaminhar ao responsável pelo transporte, pois a Escola não libera a criança para aniversários sem a presença dos pais.

Brinquedos

> Os alunos podem trazer brinquedos somente às sextas-feiras quando combinado com a professora;

> Evitar trazer jogos com muitas peças, brinquedos delicados ou com peças pequenas.

> Orientamos as crianças para que não tragam brinquedos que ofereçam riscos: espadas, arco e flecha, armas etc. Uma boa opção são aqueles que permitem brincadeiras coletivas;

> Não são permitidos tablets, celulares e mini moto elétricas;

> Fantasias e brinquedos como bicicleta e velotrol são trazidos somente em dias agendados pelo professor de sala;

> Os brinquedos, assim como todos os objetos enviados para a Escola, devem vir identificados com o nome e o grupo do aluno. A Escola não se responsabilizará por danos, quebra ou extravio dos mesmos.

O que trazer todo os dias

O estudante deve trazer todos os dias, para a Escola, uma mochila contendo: um agasalho, uma ou mais bermudas, uma ou mais calças compridas, duas camisetas, um par de sapatos, duas calcinhas ou cuecas, dois pares de meia, três fraldas descartáveis (caso se faça necessário o uso), acompanhadas de lenços umedecidos ou algodão e pomada (conforme a preferência da família). Pedimos também que deixem permanentemente na mochila de suas(seus) filhas(as) uma sacola plástica (ou de material impermeável) para guardarmos as roupas sujas e molhadas das crianças. Com isso, evitaremos o desperdício de plástico e adotaremos atitudes e práticas sustentáveis!

Solicitamos que identifiquem os pertences trazidos de casa e todas as peças do uniforme com o nome e sobrenome de sua(seu) filha(o).

Achados e perdidos

Temos um setor responsável por armazenar os objetos sem identificação esquecidos pelos alunos e alunas.

Normalmente os objetos não identificados, após o período de três meses, são encaminhados a instituições de caridade.

Em caso de perda, os pais, mães, responsáveis ou o próprio aluno ou aluna devem entrar em contato com o professor da classe.

Objetos de valor

Orientamos para que não sejam enviados à Escola objetos de valor (inclusive brinquedos) e equipamentos sofisticados.

Atividade Extra

Teatros, excursões e estudos do meio têm a finalidade de complementar os conteúdos desenvolvidos conforme planejamento curricular de classe. Nessas atividades os alunos estarão sempre acompanhados por uma equipe da Escola e deverão manter a mesma disciplina. Familiares e alunos serão informados da programação com a devida antecedência. Solicitamos uma especial atenção dos pais ou responsáveis quanto ao dia agendado, horário, datas de acertos e à assinatura da autorização de saída.

Reunião de Pais/ Familiares

As reuniões são realizadas bimestralmente no horário de aula dos alunos e o comunicado da data seguirá com antecedência para que se programem.

Além das reuniões gerais convocadas pela própria Escola, os familiares ou responsáveis poderão ser atendidos com agendamento pelos professores conforme a necessidade, no horário das aulas extras.

A Coordenação Pedagógica coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos, por meio de agendamento de horário. Esse atendimento poderá ser solicitado por telefone.

Os professores não podem atender a telefonemas durante o período escolar, exceto em situações de emergência.

Disciplina

Os conflitos fazem parte das relações, principalmente em classes de educação infantil, nas quais há coincidência de desejos todo o tempo. Sempre colocamos os limites e as regras que devem seguir, mas alguns são previstos; os professores ficam constantemente atentos e atuam de modo a aproveitar essas situações, que têm tanto valor de formação, para favorecer a construção de um repertório pessoal para a resolução de conflitos (expressar verbalmente seus sentimentos, propor acordos, pedir ajuda do adulto etc.).

Predomina, na Toulouse, um ambiente sociomoral em que as relações são, no mais das vezes, harmoniosas, e há grande incentivo ao respeito mútuo.

Sala de Leitura

* Horário de funcionamento: 7h10 às 12h30.

13h30 às 17h.

* Uso da Sala de Leitura:

A Sala de Leitura é de uso de todos os alunos, funcionários e pais. Para a retirada de livros, todos deverão fazer o seu cadastro.

Os livros deverão ser entregues no prazo estipulado. Os livros entregues fora do prazo terão uma multa por dia de atraso (essa multa será revertida em livros para o nosso acervo). Livros danificados ou perdidos deverão ser repostos pelo aluno-leitor.

Relatórios

Os alunos que tenham laudo ou relatórios de profissionais especializados como médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros, devem trazer uma cópia atualizada para a coordenação, para ser arquivado no prontuário do aluno.

Fotocópias e impressões

Em caso de perda de comunicados, apostilas ou atividades já entregues pela Escola, havendo a necessidade de uma segunda via, o aluno deverá arcar com os custos.

Estacionamento

Como seu uso é coletivo torna-se importante que todos os motoristas respeitem a sinalização. Pedimos que tomem muito cuidado ao entrarem e, principalmente, saírem com seus automóveis. Ao darem ré no carro, certifiquem-se de que não haja crianças atrás de seus veículos. A circulação das famílias e dos estudantes da Escola neste local é frequente, o que exige o máximo de atenção por parte de todos para que não haja acidentes.

Em dias de chuva a atenção deverá ser redobrada e as crianças podem entrar pela recepção principal e pela do fundamental 1 também.

Para (não) concluir

Atenciosamente,
Renata Duarte da Cunha Barci

Coordenadora da Educação Infantil

Calendário Escolar

Nenhum arquivo disponível para download!

Downloads

HORÁRIOS REUNIÕES 2018

Artigos e Notícias